quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Energia eólica

É a energia elétrica gerada a partir da força dos ventos. Os aero geradores (cata ventos) são os modelos mais usados. No mesmo, os ventos sopram através das pás girando um eixo, que por sua vez transfere esta rotação para os imãs do gerador, gerando assim a energia elétrica.
Através da história o homem aprendeu a utilizar a força dos ventos. Navegação, moagem de grãos, bombeamento de água e, mais recentemente, produção de energia elétrica, são alguns exemplos de usos deste recurso natural virtualmente inesgotável.
O impacto ambiental da produção de energia eólica está relacionado à produção visual e acidentes com aves e morcegos.
Apesar de ser considerada uma forma de geração de energia limpa os equipamentos necessários para obter uma quantidade significativa de energia alteram o visual da paisagem e produzem um barulho de baixa frequência, e apresentam um custo elevado.
Por outro lado, as características positivas dos aerogeradores são as seguintes: curtos períodos de construção, o tamanho reduzido das unidades em relação aos outros tipos de geradores de eletricidade, a possibilidade de serem adaptados para locais específicos, a não utilização da água como fonte de energia ou de refrigeração e a não resíduos radioativos ou gasosos.
Atualmente o maior parque eólico do Brasil está em funcionamento no município de Osório, RS. Este parque conta com 75 aerogeradores de 2 Megawatts (WM), produzindo assim 150 MW.
Obs. Para ter ma idéia, 2MW representam a potência consumida por 500 chuveiros ou 20.000 lâmpadas de 100 watts ligadas simultaneamente. Postado por Luzana

Nenhum comentário:

Postar um comentário