quarta-feira, 21 de julho de 2010

Fontes de energia

O que são fontes de energia?
Entendo-se por energia a capacidade de realizar trabalho. Fontes de energia dessa forma são determinados elementos eu podem reproduzir ou multiplicar o trabalho: os músculos, o sol, o fogo,o vento etc..
Através do uso racional do trabalho, especialmente na atividade industrial o homem não apenas sobrevive na superfície terrestre, mas também domina e transforma a natureza: destrói florestas, muda o curso dos rios, desenvolvem novas variedades de plantas, conquista terras no mar, reduz as distancias, modifica os climas, domestica certos animais e extermina outros.
As primeiras formas de energia que o homem utilizou foram o esforço muscular, a energia eólica e a energia hidráulica dos rios. Com a revolução industrial, na segunda metade do século XVIII e no século XIX, surgem às modernas maquinas inicialmente movidas a vapor e que hoje funcionam principalmente a energia elétrica. A eletricidade pode ser obtida de varias maneiras: através da queima do carvão e do petróleo (usinas termelétricas) da fissão do átomo (usinas nucleares) e de outros processos menos utilizados.
As chamadas modernas fontes de energia, ou seja, as mais importantes atualmente são: petróleo, carvão, água, e átomo. As fontes alternativas, que estão conhecendo um grande desenvolvimento e devem tornar-se mais importantes no futuro são: o sol (energia solar) a biomassa e os biodigestores, o calor proveniente do centro da terra (energia geotérmica) as marés xisto betuminoso e outras.
É importante ressaltar que as fontes de energia estão ligadas ao tipo de economia: quanto mais industrializada ela for maior, maior será o uso de energia. O carvão mineral foi a grande fonte de energia da primeira revolução industrial e o petróleo foi a principal fonte de energia do século XX e continua a desempenhar esse papel,apesar de um recente e progressivo declínio.Tanto o petróleo quanto o carvão mineral são recursos não renováveis isto é, que um dia se esgotarão completamente eles também são muitos poluidores, na medida que seu uso implica muita poluição do ar.por esses dois motivos eles estão em declínio atualmente em especial o petróleo, que foi básico para era das industrias automobilísticas e petroquímicas. Vivemos na realidade numa época de transição, de passagem do domínio do petróleo para a permanência de outras fontes menos poluidoras e renováveis, ou seja, que não apresentam o problema de esgotamento.

postado por : Rafael pagliarini

Nenhum comentário:

Postar um comentário